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Treinamento em Injeção de Plásticos através do computador: Uso de Multimídia Interativa.

Eng. Teodoro Dias Junior
Plassoft Tecnologia Ltda.
tdias@plassoft.com.br

RESUMO

O uso dos recursos da multimídia interativa tem propiciado novas oportunidades para treinamento de recursos humanos na área de injeção de plásticos. Hoje, uma empresa pode treinar todos os seus funcionários utilizando um software de treinamento baseado em computador. O software de treinamento permite que os funcionários possam se auto-treinar e se auto-avaliar, interagindo com um ambiente rico e motivador, de acordo com a sua disponibilidade de horário. Este trabalho apresenta alguns aspectos relativos à utilização de um software de treinamento interativo multimídia para a capacitação de recursos humanos da indústria de injeção de plásticos.

Palavras-Chave: Treinamento em Injeção de Plásticos, Software de Treinamento Interativo

INTRODUÇÃO

O advento das tecnologias multimídia permitiu o desenvolvimento de inúmeras aplicações nas mais diversas áreas da atividade humana. No campo da educação e treinamento, particularmente, essas aplicações tem se revelado bastante úteis, na medida em que criam novos ambientes de aprendizagem, aprimoram os aspectos didáticos e introduzem elementos adicionais de motivação para os treinandos.

Na área de injeção de plásticos, existem hoje alguns softwares de treinamento multimídia no mercado. A maior parte desses programas, porém, está disponível apenas na língua inglesa.

Neste trabalho, serão apresentados alguns aspectos relativos à utilização de um software de treinamento multimídia em injeção desenvolvido no Brasil, em língua portuguesa, para treinamento de recursos humanos da indústria de plásticos.

CARACTERÍSTICAS DO TREINAMENTO INTERATIVO MULTIMÍDIA

Várias características associadas entre si tornam o uso de softwares de treinamento multimídia uma alternativa atraente para a capacitação de recursos humanos.

Os treinandos podem ter um horário de treinamento flexível, compatível com a sua disponibilidade de tempo. Este é um diferencial muito importante para o dia-a-dia das empresas e instituições, pois freqüentemente os funcionários não podem se ausentar dos seus postos de trabalhos durante turnos ou dias inteiros para freqüentar cursos de treinamento externos. A disponibilidade do software de treinamento nos computadores da empresa contorna esse problema, na medida em que os funcionários podem ser treinados gradualmente, utilizando-se apenas 30 a 50 minutos do seu tempo por dia, ao longo de um período de 2 a 3 meses.

Além disso, a organização do horário de acesso ao computador onde o software está instalado permite que vários funcionários possam ser treinados simultaneamente.

Uma outra característica do treinamento multimídia é a interatividade. Ou seja, o treinando controla o ritmo do aprendizado, de forma que o estudo é individualizado, respeitando as potencialidades e limitações de cada aluno. A individualização do treinamento evita que as pessoas de menor velocidade de aprendizado se sintam constrangidas numa sala de aula mais veloz, ao mesmo tempo em que libera os alunos mais ágeis para avançarem mais rapidamente no seu estudo.

Um aspecto importante do treinamento através de software é que a empresa usuária padroniza o treinamento oferecido aos seus funcionários, sem necessidade de dispender tempo para montar e reproduzir apostilas todas as vezes que uma nova turma vai ser oferecida. Além disso, o treinamento de novos funcionários pode ser feito de forma padronizada e rápida, com flexibilidade de horário.

O uso dos recursos multimídia dinamiza o aprendizado, tornando a transmissão do conteúdo mais estimulante para o treinando e conservando o seu interesse e atenção ao longo do treinamento. Telas com design simples criam uma atmosfera suave para a interação do treinando com o software, facilitando a aproximação mesmo daquelas pessoas que tem receio de "mexer com o computador". O uso de animações permite demonstrar e ensinar operações difíceis de serem transmitidas pela forma convencional de treinamento. O uso de vídeo-clips permite demonstrar operações práticas. A narração integral utiliza o canal auditivo para transmitir e reforçar informações, simultaneamente com o canal visual.

O treinando desempenha um papel ativo no treinamento através do computador. Ele está sempre sendo solicitado a clicar com o mouse sobre locais pré-determinados, a fim de avançar ao longo do curso. A auto-avaliação realizada pelo treinando também reforça a sua participação ativa no processo de aprendizado. Esta é uma das vantagens do treinamento baseado em computador sobre outras mídias educacionais, como fitas de vídeo, nas quais é reservado ao aluno um papel bastante passivo, no qual ele se restringe a ver e escutar as informações transmitidas.

Sob o ponto de vista de custos, a aquisição de pacotes de treinamento interativo multimídia tem se mostrado bastante atrativa. A empresa adquirente licencia o programa somente uma vez, podendo treinar todos os seus funcionários, sem custos adicionais. O custo de treinamento por funcionário reduz-se significativamente à medida que o número de funcionários aumenta, sendo tanto menor quanto maior for o número de funcionários da empresa.

Além disso, empresas situadas em cidades distantes dos grandes centros urbanos normalmente tem muita dificuldade de acesso a instituições e instrutores especializados para treinar os seus funcionários. O uso de softwares de treinamento multimídia contorna esse problema, uma vez que o programa pode ser instalado em computadores nas próprias instalações da empresa, onde quer que ela esteja localizada.

APRESENTAÇÃO FÍSICA DO PROGRAMA

A veiculação dos softwares de treinamento é feita sob a forma de CD-ROM’s. A instalação do programa pode ser feita totalmente no disco rígido. Outra opção normalmente apresentada é a instalação parcial do programa no disco rígido, sendo que o restante dos arquivos permanece nos CD’s. Esta segunda opção tem por finalidade economizar espaço no disco rígido do usuário. Para executar o programa, o computador necessita estar equipado com kit multimídia (alto-falantes, drive de CD-ROM e placa de som), memória RAM, microprocessador e espaço em HD adequados.

PÚBLICO-ALVO

O público alvo engloba todos os funcionários de indústrias de injeção de plásticos: operadores e preparadores de máquinas, pessoal de controle de qualidade, ferramentaria, assistência técnica, vendas, além do membros do corpo gerencial, interessados em adquirir mais informações técnicas sobre as operações fabris da sua empresa. Escolas técnicas e faculdades de engenharia também podem utilizar o programa nos seus cursos regulares.

FORMA DE APLICAÇÃO DO TREINAMENTO:

Recomenda-se que a utilização do software de treinamento multimídia seja feita preferencialmente de forma individualizada. O modelo sugerido para a utilização do software prevê que os treinandos possam se auto-treinar e se auto-avaliar, de acordo com a sua disponibilidade de horário. Empregando 40 minutos, em média, por dia defronte ao computador, um treinando pode repassar o programa completo de treinamento num período de até 2 meses, sem necessidade de se ausentar do trabalho. Vários alunos podem ser treinados simultaneamente nesse período, bastando que os seus horários de estudo sejam programados de forma compatível.

Recomenda-se que a aplicação do curso seja coordenada por um facilitador. No ambiente industrial, esse papel pode ser desempenhado por um funcionário do setor de recursos humanos, que irá supervisionar o acesso dos treinandos ao computador, organizar o horário de cada treinando, acompanhar o progresso dos vários alunos ao longo do curso, gerenciar a emissão e guarda de relatórios de avaliação, entre outras funções.

O facilitador pode também organizar reuniões periódicas para discussão dos temas estudados, contando com a participação dos treinandos e de engenheiros e técnicos mais experientes. A intenção dessas reuniões é compartilhar os conhecimentos adquiridos e as diferentes experiências individuais, reforçando o aprendizado e buscando correlacionar o conteúdo absorvido durante o curso com a realidade industrial específica de cada empresa.

Uma segunda forma de utilização do software de treinamento multimídia emula uma sala-de-aula tradicional, onde o conteúdo do programa é apresentado simultaneamente para uma platéia de treinandos com o auxílio de um instrutor, através de um projetor multimídia. Esta modalidade de apresentação tem a vantagem de reunir uma massa crítica de treinandos, suscitando o surgimento de questões práticas de interesse comum ao longo da exposição, além de possibilitar contribuições individuais oriundas da experiência de cada um. A desvantagem dessa forma de utilização do programa é a perda da flexibilidade de horário e da individualização do treinamento, segundo o ritmo e características de aprendizagem de cada aluno. Além disso, a resolução individual dos exercícios com o auxílio dos recursos multimídia também fica comprometida.

ASPECTOS DIDÁTICOS DO USO DE RECURSOS MULTIMÍDIA

As novas possibilidades de treinamento através do computador foram potencializadas pelo uso de ferramentas multimídia como animações didáticas, vídeos, gravuras e narração. O uso de cada uma dessas ferramentas tem características peculiares.

Animações: O uso de animações é um recurso didático extremamente importante, pois permite demonstrar para o treinando fenômenos e operações impossíveis de serem vistas na prática, mesmo com trechos de vídeo. Muitas vezes, os fenômenos ocorrem a nível microscópico (ex: reações de polimerização) ou no interior de máquinas e ambientes fechados (ex: a plastificação do material na injetora e a sua injeção no molde) , sendo a animação o único recurso visual disponível para simular a ocorrência do fenômeno e demonstrá-lo para o usuário.

Além disso, a beleza plástica das animações tende a prender a atenção do treinando, estimulando-o a prosseguir no programa de treinamento.

O uso de trechos de vídeo-clips permite trazer para o contexto do aprendizado situações da vida prática. O uso de vídeo-clips serve também para demonstrar a execução de operações mecânicas. A visualização de operações em movimento, possibilitada por trechos de vídeo-clip, também atrai a atenção do usuário, principalmente se acompanhada de locução.

Tanto as animações com os trechos de vídeo-clip estão associados à conjugação tempo-movimento, cujos efeitos didáticos são impossíveis de serem conseguidos somente pela demonstração estática de gravuras, desenhos e diagramas, ou pelo treinamento tradicional, em sala de aula.

A locução atinge o canal auditivo do aprendizado. É particularmente importante no treinamento de pessoas com pouca escolaridade, pois facilita a recepção das informações, por parte do treinando. Além disso, é um poderoso agente para prender a atenção do usuário. A combinação do recurso sonoro da locução com trechos de vídeo, animações e gravuras aumenta a eficiência de transmissão dos conhecimentos.

Gravuras, desenhos e gráficos também servem para transmitir uma série de informações, o que já vem sendo largamente explorado pela mídia impressa tradicional (livros, publicações técnicas, etc.). O seu uso em conjunto com a locução reforça a possibilidade destas mídias transmitirem eficazmente informações e conhecimento.

NAVEGAÇÃO AO LONGO DO SOFTWARE DE TREINAMENTO

A navegação ao longo do software de treinamento requer do treinando praticamente nenhum conhecimento prévio de informática. Ele apenas necessita clicar o mouse do computador sobre palavras sublinhadas e botões para avançar ao longo do curso. O teclado não é usado.

CONTEÚDO DO PROGRAMA

O conteúdo do software de treinamento em injeção de plásticos compreende módulos que versam sobre A Matéria Prima, A Máquina Injetora, Moldes de Injeção, Processamento do Material, Partida da Injetora e Defeitos de Moldagem. Cada módulo é composto por diversas lições, abaixo listadas, sobre os vários assuntos abordados. As lições são encadeadas entre si, sendo recomendada uma seqüência para o estudo das diversas lições. Elas são acessadas através de um menu principal, que exibe o título de cada lição e um botão que a inicia. O menu possui um sistema de sinalização que indica para o treinando que lição ele é aconselhado a estudar.

Módulo 1: A Matéria-Prima
  • Plásticos e Polímeros
  • Estrutura dos Polímeros
  • A Origem dos Plásticos
  • Classificações dos Polímeros
  • O Material e o Processo de Injeção
  • Reologia
  • Propriedades dos Plásticos
  • Principais Tipos de Polímeros

Módulo 2: A Máquina Injetora

  • Introdução / Partes e Tipos de Injetoras
  • A Seção de Injeção
    • Funil / Alimentação
    • Canhão
    • Resistências de aquecimento
    • A Rosca
    • Ponta da Rosca / Válvula
    • Bico de Injeção
    • Motor de acionamento da rosca
    • Cilindro Hidráulico de Injeção
  • Seção de Fechamento
    • Placa Fixa e Placa Móvel
    • Colunas
    • Sistema de Extração
    • Sistemas de Fechamento

Módulo 3 : Moldes de Injeção

  • Partes do Molde
  • Tipos de Moldes
  • Número de Cavidades
  • Canais de Distribuição
  • Entradas
  • Sistemas de Extração
  • Circuito de Refrigeração
  • Saída de Gases

Módulo 4: Processamento

  • Interação Material - Máquina - Molde
  • Principais Parâmetros Operacionais
  • O Ciclo de Injeção
  • Estágios do Processo de Injeção
    • Abertura do Molde
    • Retração do Conjunto Injetor
    • Injeção do Material
    • Recalque
    • Resfriamento da Peça
    • Dosagem/Plastificação do Material
    • Descompressão
    • Avanço do Conjunto Injetor
    • Abertura do Molde
    • Extração da Peça

Módulo 5: Procedimentos Operacionais

  • Instalação do Molde
  • Ficha de Regulagem da Injetora
  • Partida da Máquina
  • Parada da Injetora

Módulo 6: Defeitos de Moldagem (causas e soluções)

  • Peças Incompletas
  • Rebarbas
  • Chupagem
  • Vazios
  • Empenamento
  • Delaminação
  • Marcas de Queima
  • Peças presas ao molde
  • Canal da bucha preso
  • Pontos Pretos
  • Peças Quebradiças
  • Marcas de Fluxo / Sulcos

AVALIAÇÃO:

O treinando é continuamente avaliado. Ao final de cada lição, existe uma bateria de exercícios para a avaliação do treinando. Caso o treinando tenha um desempenho superior a 80 % nos exercícios, ele é aconselhado a passar para a próxima lição. Se o seu desempenho for inferior a 80 %, ele deve voltar estudar a lição e resolver os exercícios novamente, até atingir o percentual de 80 %. As questões são apresentadas sob seis diferentes formas (múltipla escolha , verdadeiro /falso, cruzamento entre textos, cruzamento de textos e gravuras, preenchimento de espaços em branco, identificação de partes de uma figura, etc.), de modo que a forma dos exercícios não se repita de modo enfadonho.

São gerados na tela do computador os relatórios de desempenho do treinando, de maneira que ele possa receber "feed-back", à medida que progride no curso. Relatórios individualizados impressos podem também ser obtidos ao longo do treinamento, onde é exibido o escore do treinando nas várias lições. Esses relatórios servem também como um comprovante do aproveitamento do treinando.

ALGUNS RESULTADOS RELATADOS POR USUÁRIOS:

Vários usuários industriais e educacionais que vem utilizando a tecnologia de treinamento interativo multimídia para capacitação de seus funcionários / alunos tem relatado alguns resultados. Em geral, os comentários mencionam que:

  • Turmas inteiras de funcionários tem sido treinadas massivamente através do uso do software de treinamento interativo em injeção de plásticos. Em alguns casos, o programa tem sido utilizado continuamente durante os vários turnos de trabalho.
  • Observou-se uma melhoria significativa no nível de conhecimento e entendimento do processo por parte dos funcionários treinados.
  • Os funcionários debatem com os colegas durante o trabalho a respeito das lições estudadas, compartilhando informações e discutindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos à realidade específica da empresa.
  • Ganhos de produtividade e qualidade foram reportados, ainda que não tenham sido ainda mensurados quantitativamente.
  • O fato da tecnologia de treinamento através do computador ser relativamente recente gera uma "novidade" no ambiente de trabalho, o que é um fator adicional de motivação para o aprendizado.
  • O problema de capacitação de várias empresas localizadas em cidades distante dos grandes centros urbanos tem sido resolvido através da utilização do software de treinamento.
  • Funcionários que nunca tinham usado o computador anteriormente passaram a se interessar por informática, depois de interagirem com o software de treinamento em injeção de plásticos.

CONCLUSÃO

O uso de softwares interativos multimídia para treinamento na área de plásticos já é uma realidade em muitas instituições e empresas ao redor do mundo. A possibilidade de contar com um software disponível em língua portuguesa abre oportunidades para que as empresas brasileiras possam utilizar as potencialidades dessa ferramenta para treinar em larga escala os trabalhadores da indústria nacional de injeção, contornando problemas de falta de disponibilidade de tempo para treinamento, grandes distâncias geográficas ou custos de treinamento elevados. A experiência tem demonstrado que os ganhos de produtividade e qualidade decorrentes de uma força de trabalho capacitada geram um diferencial competitivo importante, crucial para a sobrevivência e crescimento das empresas no mercado atual.

 
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